segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Entrevista com Carlos Saldanha exibida no Fantástico

Rafael Guimarães

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Trailer do curta "O Céu no Andar Debaixo" de Leonardo Cata Preta

Rafael Guimarães

trailer - O céu no Andar de Baixo from catapreta on Vimeo.


Leonardo Cata Preta se formou em cinema de animação pela UFMG, onde tive a honra de compartilhar algumas matérias com ele. Um cara com talento acima da média. Tenho certeza que esse novo filme, que foi um prêmio do edital Filme em Minas, será outro sucesso na sua carreira, como foi com "Moradores do 304".

Brasil Animado 3D estreia hoje

VITOR DRUMOND
Estreou hoje Brasil Animado 3D, animação nacional escrita e dirigida por Mariana Caltabiano.

O filme é protagonizado pro Relax e Stress. O primeiro é um diretor de cinema que só pensa em curtir e o segundo é um empresário pão-duro e ganancioso. Com objetivos diferentes, os dois partem juntos para uma jornada em busca da árvore mais antiga do Brasil.

As tramas sobre personagens com personalidades diferentes que são obrigados a viverem juntos, quando bem construídas, costuma dar certo.

Para saber se deu certo, entretanto, temos que tirar nossas próprias conclusões. E, para isso, é preciso correr para os cinemas!

O trailer está aqui:

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Lutas: Trailer e Bastidores

VITOR DRUMOND
Um pequeno lapso de minha parte no post anterior que consertarei agora: a animação "Lutas" de Luis Bolognesi já tem trailer na Internet e deixei passar. Está aí:



Além do trailer, tem no YouTube, uma matéria sobre os bastidores da animação. Foi exibido no canal Multishow. A qualidade do vídeo não é lá essas coisas, mas dá para pegar algumas informações bacanas:


sábado, 15 de janeiro de 2011

Animações Brasileiras no Cinema - O Que Vem Por Aí: Lutas, de Luiz Bolognesi

VITOR DRUMOND
"Brasil Animado 3D", de Mariana Caltabiano, vai estrear nos cinemas em 21 de janeiro em um esquema grande de lançamento. Pelo menos, se formos pensar na média das estreias de animações brasileiras. Serão 250 cópias por todo o Brasil. Ontem, o filme foi a matéria de capa do O Globo (clique aqui para ler). Mas este não parece ser um fenômeno isolado. Vários outros longas de animação nacional estão sendo produzidos e muitos deles já tem data de estreia. É o caso de Lutas, de Luiz Bolognesi.



Bolognesi é um dos roteiristas mais importantes do país. São dele os roteitos de "Bicho de Sete Cabeças", "Chega de Saudade", "Terra Vermelha" e "As Melhores Coisas do Mundo". "Lutas" é sua estreia na direção de longas de ficção.

Porque estrear na direção com uma animação? Com roteirista, o que mais parece ter atraído Bolognesi é o fato do desenho animado permitir contar qualquer história. Quando se faz um live-action existe uma série de limitações. Na animação, o impossível se torna possível. E a história de "Lutas", a princípio, parece ambiciosa.



O protagonista, dublado pelo onipresente Selton Mello, é um personagem de 600 anos. Ele tem um grande amor (dublada por Camila Pitanga). E, a cada vida dela, ele precisa reconquistá-la. Essa saga romântica tem como contexto a história do nosso país. E, como um personagem imortal, ele passa por vários trechos essenciais da formação de nossa nação. Passa pelas batalhas de tribos indígenas rivais, antes mesmo da chegada dos europeus ao Brasil. Passa pela Balaiada, revolta popular ocorrida entre 1838 e 1841. Passa pela ditadura militar. E, também, passa por 2096, quando o país estará em guerra por causa da água.



"Lutas" chegará aos cinemas em 02 de setembro. Uma data que não parece ser a ideal para o diretor. O filme é voltado para o público adolescente e o recesso escolar seria a época perfeita para lançá-lo. Mas com salas de cinema ocupadas por "Capitão América", "Harry Potter" e "Transformers", a produção seria uma mosquinha dentro de um duelo de gigantes. Talvez seja uma postura de lançamento que um dia vai mudar. Mas, por enquanto, o remédio é ficar satisfeito com a possibilidade de ser visto em tela grande.

As imagens ao decorrer deste post são todas do filme.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Duas boas notícias

Rafael Guimarães
1-Peixonauta será transmitido nos EUA! Canal americano fechou acordo c TV Pinguim, associada a ABPI-TV, para exibir a animação. Veja matéria completa


2-Animação Meu AmigãoZão, da associada a ABPI-TV 2DLab, ganhou Prêmio APCA de melhor programa infantil. Parabéns!! Veja matéria completa


Viva a animação brasileira!

Fonte: @BrazilianTVProd

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Distributed By Gooyaabi Templates