Um pouco de história: "Piconzé", de 1971

Ao fazer a pesquisa para o post anterior, me deparei com o projeto Ypê Nakashima e não poderia deixar passar batido. Nakashima é um dos pioneiros da animação no país, diretor de "Pinconzé", o terceiro longa-metragem do gênero na história audiovisual brasileira, lançado no início da década de 70.

Nakashima, como o nome entrega, não é brasileiro. Nascido no Japão, formado em Belas Artes, se tornou em um conhecido chargista no seu país natal. Resolveu vir para o Brasil em 1956, com a mulher e o filho.

Foi feito um documentário sobre ele. O projeto, porém, encontrou problemas para falar sobre a produção de "Piconzé" por um simples motivo. Os negativos do filme desapareceram, assim como boa parte do material que Nakashima produziu para a animação está deteriorado.

Sim. Eu sei que este blog já falou sobre o assunto (aqui e aqui). Mas, na época, no foi dada a seguinte informação: é possível assistír Piconzé no site do Projeto Ypê Nakashima. É só clicar aqui. A página também traz informações sobre a equip e disponibiliza cartaz do filme e algumas imagens de storyboards, cenários, modelo de personagem e outros. 

Marcadores: , ,