Tarsilinha, novo longa dos criadores de Peixonauta




A TV Pinguim já é maior de idade. A produtora de entretenimento infantil completa (ou completou, não sei o dia exato de sua fundação) 22 anos neste ano. Coincidentemente (ou não), essa é a época de sua real maturidade, quando ela sobe um novo degrau. Um degrau possível com o sucesso da série animada Peixonauta. O novo desafio atende pelo nome de cinema. São dois projetos de longas na TV Pinguim. Um é do próprio Peixonauta. O outro, inédito e original, se inspira na artista Tarsila do Amaral.

"Tarsilinha" é o título do longa e o nome da protagonista, uma garotinha de sete anos com questões de...uma garotinha de sete anos: maturidade, família e de relações sociais. Nesse confronto com seus medos e incertezas, Tarsilinha recorre à uma onírica viagem recheada por elementos da artisa Tarsila do Amaral. A jornada pelo mundo de cores, elementos gráficos e personagens da artista representa o rito de passagem da infância para a pré-adolescência de Tarsilinha.O que esperar de suas viagens? Baseando nas obras de Tarsila, a artista, uma identidade nacional.

O roteiro de "Tarsilinha" foi escrito por Fernando Salem, que já participou de várias séries infantis como Vila Sésamo e Cocoricó. A direção é de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, criadores e diretores da TV Pinguim.

Segundo a declaração de Mistrorigo para a revista Tela Viva, "Tarsilinha" será em 3D. Por dois motivos. Um é a questão mercadológica. Existe, agora, um negócio, uma distribuição relacionado aos projetos audiovisuais 3D. O outro é uma questão da narrativa. Para Mistrorigo as obras de Tarsila do Amaral são naturalmente tridimensionais e a tecnologia foi uma solução pensada desde o início.

A última previsão de lançamento é 2012. O projeto está em andamento desde 2008 e a vitória em três editais ajudaram na produção.

Marcadores: ,