Animações Brasileiras no Cinema - O Que Vem Por Aí: Fuga em Ré Menor, de Otto Guerra



Em outubro de 2006, estreava nos cinemas brasileiros "Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock´n´Roll". Baseados nos personagens de Angeli, criador de tipos impagáveis como Rê Bordosa, Os Skrotinhos e os próprios Wood e Stock, a animação segue alguns filhos perdidos da cultura hippie do fim dos anos 60 nos dias de hoje. Uma animação para adultos nacional com um destino pouco comum para obras do tipo: multiplexes, cinemas de shopping. Na época, o número de salas não era tão grande se comparado às estréias de outras produções. Mas, certamente, foi um lançamento relevante. O relativo sucesso foi consequência de muitos anos de trabalho. Afinal, Otto Guerra, o diretor de "Wood & Stock", ganha a vida com animação desde o fim dos anos 70 e passou a ser figurinha constante de festivais de cinema nacionais e internacionais desde 1984, quando "O Natal do Burrinho", primeiro curta do então jovem de quase 30 anos, saiu do Festival de Gramado com um Kikito no bolso.

Quase cinco anos se passaram e nenhum filho da produtora de Guerra, a Otto Guerra Desenhos Animados, apareceu na tela grande. Um dos motivos da demora parece ser pelo bem da qualidade . Guerra pretende alcançar com "Fuga em Ré Menor Para Kraunus e Pretskaya", seu próximo longa, um nível, como o próprio diz, "altíssimo".

Guerra falou um pouco sobre o projeto à  + Soma , revista sobre a cena independente da arte e da música. Em uma entrevista publicada em abril de 2010, Guerra disse que resolveu ignorar os prazos para fazer uma grande animação. Confirma que seu filme dá um banho nos anteriores e, na época, dizia que ainda faltava um ano e meio para finalizar a produção.

A animação é inspirada no espetáculo "Tangos e Tragédias". É um daqueles incríveis sucessos regionais que ultrapassam seus limites geográficos. Estreou em 1984 em Porto Alegre, onde continua sendo encenado anualmente em janeiro. Passou por boa parte do Brasil e em países de língua espanhola. Mais especificamente, a animação é inspirada em Sbórnia, o país fictício criado para a peça (conheça mais sobre ele aqui ). Sbórnia é uma ilha isolada que vaga livremente pelos mares do mundo, ora faz fronteira com um país, ora com outro, ora com nenhum. Na animação, Sbórnia deixa de ser um local isolado e o país passa a receber as influências da modernidade.

Abaixo um video de "Fuga em Ré Menor". .Para conhecer os trabalhos de Otto Guerra, clique aqui . E aqui  para acessar o site oficial da animação.

Marcadores: , ,