"Brasil Animado" é promessa para 2011

Ninguém esperaria, há alguns anos, um longa brasileiro de animação ser considerado uma das grandes promessas de bilheteria do cinema nacional. Mas, para a Imagem Filmes, "Brasil Animado", de Mariana Caltabiano, tem potencial.

É, provavelmente, uma das promessas mais imprevisíveis que surgiram nos últimos anos. No final de 2009, "Chico Xavier" e "Tropa de Elite 2" eram as grandes apostas dos produtores e distribuidoras para 2010. Foram concretizadas e não é muito difícil entender a razão. O Brasil já se mostrou receptivo às produções espíritas em exemplos anteriores e um filme sobre o médium mais famoso do país, lançado no ano do seu centenário, não tinha muita chance de dar errado. Sobre o sucesso de Capitão Nascimento, nem é preciso comentar muito. O  primeiro filme virou fenômeno pop, seu protagonista se tornou herói nacional. Prever que "Tropa de Elite 2" se daria bem nas bilheterias é como prever que "Avatar 2", quando for lançado, quebrará recordes.

Agora, uma animação com personagens ainda desconhecidos do grande público, isto é, que não se trata de uma continuação ou da adaptação de alguma obra previamente conhecida, ser encarada como um dos carros chefes da bilheteria nacional é inédito para mim. O trailer de Brasil Animado, porém, dá razão para a euforia. Em entrevista ao G1, Caltabiano disse que "o público não verá em seu filme os incríveis efeitos de "Avatar" (a animação também é em 3D), mas assistirá a um filme divertido e com belas imagens do país". Não dá para saber sobre a construção da narrativa de um filme apenas pelo trailer, mas a diversão, os diálogos inspirados, o charme, a personalidade, a ótima interpretação das vozes são perceptíveis na prévia. É aquela velha história: tecnologia de ponta não funciona sem uma boa história para contar.



"Brasil Animado" segue a viagem de Relax, um empresário mão de vaca, e Stress, um cineasta desligado. Estão em busca da árvore mais antiga do Brasil. Stress vislumbra possibilidades de mercado e Relax só quer saber de curtir. O filme estreia nos cinemas em 21 de janeiro de 2011

Marcadores: , , , , ,